ASSEMBLEIA DE LEIGOS CALABRIANOS

 

1ª ASSEMBLEIA DE LEIGOS CALABRIANOS

?Este é o caminho, percorrei-o?! (Isaías, 30,21)
07-10 de setembro de 2023
Feira de Santana ? BA
 
 
Feira de Santana ? BA, 10 de setembro de 2023,
 
Durante três dias reuniram-se em Assembleia Leigos e Leigas de vários segmentos na Família Calabriana, um momento de grande graça e bênçãos para todos. Esta assembleia contou também com a presença de religiosos e religiosas dentre eles o nosso Casante Pe. Massimiliano que assessoraram e iluminaram o encontro. 
 
Com a Celebração de abertura e acolhida de todos os participantes, iniciamos os trabalhos com a Leitura Orante da Palavra, a qual nos fez  perguntar qual é o carisma calabriano? A resposta nos veio através das palavras do Casante Pe. Massimiliano. Sob o título ? Uma nova realidade, a Família Calabriana?, citando as palavras do Papa Francisco, ressaltou que nenhum carisma se basta a si mesmo, o carisma não é patrimônio fechado a um instituto, sendo assim os leigos são também portadores desse carisma e os destinatários são todos os batizados e batizadas. Ao falar de Família Calabriana, fez a pergunta: como vamos trabalhar juntos, sem que cada um se sinta dono do Carisma? Como trabalhar esse nivelamento com equilíbrio? É um caminho que nos leva de 2 a 3 etapas.
 
Para exemplificar o sentido de ser Família Calabriana, Pe. Massimiliano utilizou  o conceito de CASA, a casa da acolhida, casa do encontro. A pergunta é: eu me sinto em casa, em ?Família?? Ou casa enquanto um hóspede, parente....
 
 Essa nova realidade, não é uma resposta ou atitude de desespero pela Igreja estar passando por uma crise de religiosos, mas é um grande sinal da providência, uma resposta à profecia no sentido de resgatar o espírito de família, religiosos e leigos juntos. A visão que o Casante nos deu utilizando como exemplo uma mesa com 04 pernas, para dizer que cada um é importante para ter equilíbrio. Estamos no caminho certo, e podemos fazer melhor, não podemos relaxar, é preciso acreditar na profecia.
 
Neste sentido, é preciso seguir etapas que nos ajudam a caminhar juntos. A primeira, ELIMINAR O PRECONCEITO -  porque muitos se sentem detentores do Carisma, nem o Casante é dono do Carisma. ?Ninguém?, ?mas todos juntos?. A segunda Etapa: FORMAÇÂO ? A formação devemos fazer juntos.  A Terceira etapa é a AÇÃO PRÁTICA ? até um sonho, onde nas comunidades dos irmãos e irmãs tivesse um casal, para se ajudarem na vivência da vocação e serem verdadeiro cristãos Leigo Calabriano. 
 
Nas Palavras do Delegado Pe. Jaime, o momento que estamos vivendo com a passagem das relíquias, esta assembleia, pode ser traduzido como um momento de graça e bênção, sobretudo, para o carisma calabriano. 
 
Partindo da primeira parte destinada à Família Calabriana do documento final dos Capitulos Gerais com o tema COMEÇAR destacando a Sinodalidade como o jeito de ser e trabalhar juntos, cuidar da vida humana e de cada membro da família, como forma de trabalhar com todos da Família Calabriana. A assembleia acendeu luzes, e nas palavras do Casante: São João Calábria não deixou uma atividade, mas deixou que Deus Pai o transformasse.  O importante não é aquilo que eu faço, mas aquilo que sou. Aí aprendemos o sentido de CASA. Se não vivo a CASA, não posso viver a Paternidade de Deus. Saímos dessa assembleia, com um novo vigor e com ações práticas desenvolvidas e redigidas nos trabalhos dos grupos. 
 
Que possamos seguir juntos na missão e que São João Calábria nos acompanhe. 
 
Membros da 1ª Assembleia de Leigos Calabrianos