Uma realidade antiga e nova: A Familia Calabriana

No domingo 15 de outubro de 2023, foi realizado o encontro de formação do grupo dos Irmãos Externos de Porto Alegre.

O Tema foi  a mensagem final da Assembleia da Familia Calabriana realizada em Feira de Santana, Bahia nos dias, 07 a 10 de setembro de 2023 que traz como título: Uma realidade antiga e nova: A Familia Calabriana. 

A reflexão foi conduzida pelos participantes da Assembléia que foi bem aprofundada e houve muita participação de todos os presentes. Vive-se um tempo novo de muita esperança. Os acontecimentos deste Ano Jubilar, a visitas das reliquias do Fundador Sao João Calábria entre outros eventos, trouxe um novo entusiasmo para os calabrianos que querem, cada vez mais viver e transmitir o carisma que deu origem á Familia Calabriana: "Avivar no mundo a fé e a confiança de Deus Pai Providente". Como dizia São João Calabria: "Ser Evangelhos vivos". 

A mensagem da assembléia afirma que a Familia Calabriana é aquela que "inclui cristãos leigos que se sentem chamados, precisamente na sua condição laica, a participar na mesma realidade carismática dos religiosos". A novidade é o fato de que os leigos e religiosos JUNTOS constituem uma Familia, ou seja, pessoas que não só estão ao lado, mas também dentro de uma comunicação interpessoal feita de proximidade, reciprocidade, consonância e ressonância afetiva. Essa nova realidade, não é uma resposta ou atitude de desespero pela Igreja estar passando por uma crise de religiosos, mas é um grande sinal da providência, uma resposta à profecia no sentido de resgatar o espírito de Família, religiosos e leigos juntos.

Esta é a direção do caminhar juntos como Famiia Calabriana.

Que Saõ João Calabria interceda para que possa  ser a Familia Calabriana segundo o sonho de Deus.