Abandonar-se à divina providência

No contexto de uma fé viva em Deus Pai,São João Calábria desenvolveu a sua confiança na Providência. Por Providência entende-se o próprio Deus que,com amor infinito,torna-se presente em suas criaturas e,sobretudo,nos seus filhos e filhas,quer na sua vida pessoal,quer na sua vida social,conduzindo-as rumo ao seu maior bem. Para o povo cristão o Calábria é o "Santo da Providência".
O abandono nas mãos do Pai é o compromisso primário de quem pertence à Obra; até por que,"o espírito de nossa Obra quer que tenhamos sempre uma ilimitada confiança,um terno e filial abandono na paterna,sempre vigilante e amável Providência Divina". Além disso,"a Divina Providência é uma terna mãe que tudo ordena para o nosso bem,para o nosso maior bem". Os Pobres Servos "vivam a vida da fé e do abandono em Deus,sintam-se seguros nele e em sua proteção".
A confiança total em Deus,o abandono em suas mãos e a paz que daí provém fazem amadurecer uma outra atitude interior: a disponibilidade. "Dispostos a tudo"repetia frequentemente o Calábria.