Retornar às fontes do evangelho e amar a vida de oração

Outro elemento importantíssimo,que Calábria acena é o de retornar às fontes do Evangelho,"retornemos à prática do santo Evangelho,sem mutilações nem interpretações arbitrárias,mas procurando penetrar no significado e no espírito puro e genuíno para,depois,conformar a estes os nossos juízos e a nossa vida". É preciso um comunhão contínua com a Palavra de Deus,para que "sejamos Evangelhos vivos,e antes de pregá-lo,pratiquemo-lo. O Evangelho seja por nós aplicado ao pé da letra".
Por fim,a santificação pessoal para depois santificar o mundo,desse modo,Calábria fortemente dizia: "ou se crê ou não se crê; e então,se não se crê,rasgue-se o Evangelho. Dá-se muita importância à palavra dos homens na terra! Tudo bem. Mas muito mais importância deveríamos dar à Palavra do Senhor! Acreditemos,portanto,no Senhor,tenhamos confiança na sua Palavra".
A oração é o sustento espiritual da vida humana,"irmãos,oremos,oremos! A oração unida a uma vida santa faz milagres e agora é mesmo de milagres que se precisa para que tudo volte à ordem. Irmãos,isto é que nos cabe,coisa grande,nobre,divina: orem e peçam aos outros que orem". É pela oração verdadeira e desinteressada que se pode haver intimidade profunda com Deus,mas recorda Calábria que a oração não pode ser "feita de qualquer jeito,só com os lábios,e sim com uma oração que parta do coração". Pois só assim,poderá ser "reservatórios e canais".